top of page

Depressão causa um curto-circuito no seu cérebro



A depressão é muito mais do que uma tristeza profunda. As vítimas desse mal têm alterações nos neurotransmissores cerebrais envolvidos na sensação de bem-estar. Enquanto nas pessoas com química cerebral normal essas substâncias enfrentam baixas temporárias em momentos de tristeza, no deprimido elas estão sempre no chão. Na depressão, há níveis alterados de noradrenalina e serotonina. E os medicamentos usados no tratamento corrigem as alterações desses neurotransmissores, promovendo o reequilíbrio químico no cérebro , explica.



Os neurotransmissores são moléculas que fazem a comunicação entre os neurônios. Um deles, a serotonina, está diretamente relacionado ao humor. Para conectar as células, essas moléculas caem num espaço entre elas, chamado fenda sináptica. Nos deprimidos há menos quantidade desses mensageiros entre os neurônios. Para piorar, um mecanismo natural de reaproveitamento de neurotransmissores empurra algumas dessas moléculas para dentro da célula novamente. Resultado: o nível delas despenca, derrubando

também o humor.



Sabe-se que há uma forte predisposição genética a esse desequilíbrio químico por trás da depressão. Tanto que a doença só dá as caras em quem tem os genes do problema. Estudos mostram que filhos de pai e mãe depressivos têm cinco vezes mais chance de ter o mal. Mas remédios, drogas, doenças neurológicas e até tumores podem dar mais um empurrão à vítima. As oscilações hormonais também influenciam as taxas de neurotransmissores. Não à toa a depressão é duas vezes mais incidente nas mulheres e costuma aparecer na gravidez e no pós-parto, famosos períodos de dança hormonal.

São muitos os efeitos causados pelo consumo da bebida alcoólica no organismo a longo prazo, principalmente quando este é exagerado.Para muitos, não há nada melhor do que beber um copo de cerveja bem gelada nos dias quentes ou se sentar num barzinho com os amigos e saborear alguns petiscos com um copinho do lado. No entanto, este hábito rotineiro pode se tornar um vício, ou melhor, um grande vilão para a saúde.Ao ser ingerida, produz efeitos diferentes de organismo para organismo dependendo da quantidade.



“A bebida é absorvida em pequena quantidade e de forma lenta pelo estômago, mas de um modo mais rápido pelo intestino, chegando então ao fígado. No estômago, ela pode provocar gastrite aguda”, aponta Dr. Barnabas  Rookwood.



Segundo o médico, no momento em que a bebida alcoólica atinge o fígado ocorre um processo de metabolização dessa substância pelo organismo, ou seja, depois que ela entra na corrente sanguínea uma série de efeitos começam a surgir. Por exemplo, o rosto fica com uma coloração mais avermelhada, pode haver a aceleração do coração (taquicardia), a pressão sanguínea pode cair um pouco, pode haver uma lentidão dos movimentos e uma sensação de bem-estar e euforia que, dependendo da quantidade ingerida, pode levar a uma fala mais arrastada, dificuldade de caminhar em linha reta e sonolência.

Efeitos causados pelo consumo da bebida alcoólica

Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.



A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.



O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.



Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.



O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Os Perigos da Automedicação

Nos vinhos são encontrados os polifenóis (fitoquímicos que para além de darem a coloração aos frutos e vegetais, também providenciam benefícios para a saúde, os quais resultam das suas ações antinflamatórias e antioxidantes) que é extraído das cascas de uvas durante o processo de vinificação. O resveratrol, além de retardar o envelhecimento e reduzir do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, também é um poderoso antioxidante e antiflamatório encontrado no vinho tinto e em menor quantidade nos vinhos brancos, que não são fermentados com as cascas.



Os homens devem consumir, no máximo, 250ml e as mulheres, somente 120ml. Uma das propriedades mais conhecidas do vinho é que ele ajuda a baixar o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom, além de ser um grande aliado para quem quer ter uma vida longa e saudável, ele faz bem ao coração, cérebro, aparelho digestivo, respiratório urinário músculos esqueléticos, memória (de acordo com um estudo trouxa recente) e, para quem tem diabetes, o hábito melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio no paciente. Também, reduz 20% dos cânceres e inibe a ação dos radicais livres - que provocam o envelhecimento - que agem no nosso corpo porque os efeitos dos seus antioxidantes são superiores aos da vitamina C e E.

TESTE DO HORMÔNIO DA TIREÓIDE - T3

É a dosagem de um dos hormônios da glândula tireóide. Sua medida, em geral, é realizada juntamente com a de outros hormônios relacionados que são o T4 e o TSH. Isoladamente a dosagem do T3 não tem valor diagnóstico. Além disso, na grande maioria das vezes, mesmo juntamente com outras dosagens associadas, o T3 não tem grande importância. É útil somente na investigação do hipertireoidismo, principalmente quando se suspeita da utilização do próprio T3 sintético pelo paciente (hipertireoidismo factício).

Todos nós sabemos muito bem que o sal é muito importante, já que ajuda na digestão e fornece um teor de sódio vital para o bom funcionamento do corpo. Porém, ele também possui seu lado "vilão". Pode aumentar a pressão arterial, é prejudicial para quem tem problemas cardiovasculares, piora a retenção de líquidos, causando inchaço e a famosa celulite.



Qualquer alimento tem sódio, até mesmo frutas, água, vegetais e, por mais incrível que pareça, os doces. É necessário calcular quanto sal você consome, e para isso basta ler os rótulos das embalagens dos produtos. Muitas pessoas acham essa medida exagerada, nem sempre conseguimos controlar a quantidade de sal que é colocada na comida e outras alegam que sem o sal o alimento fica "sem gosto". Reduzindo a quantidade aos poucos seu paladar logo se acostumará com o novo sabor.



Os refrigerantes lights e zero não estão fora da lista. Eles têm mais sódio do que as versões normais, quem também não são indicadas por ser rica em açúcar e ter calorias "vazias". Para o bom funcionamento do organismo, é recomendado que se invista em sucos e frutas, que possuem fibras e vitaminas fundamentais. Seguindo essas dicas todos podemos manter a saúde em dia!

Menos sal, mais saúde!

Vinho?!

St. Mungu's

Vaga abertas, venha fazer parte da nossa equipe de médicos.

 Click aqui

Mandrágoras são plantas tratadas desde os tempos medievais como plantas de práticas supersticiosas e sobrenaturais, muito usadas como ingredientes de poções de Bruxas.Desde a antiguidade existem lendas sobre tal planta que tem propriedades medicinais. Suas flores são hermafroditas, polinizadas por insetos. Seus frutos são redondos, exalam mal cheiro fétido, o que contribui para suas lendas macabras.O que chama mais atenção nas Mandrágoras são suas raízes, elas se assemelham muito a uma forma humana, pode ser considerada venenosa, alucinógena e entorpecente. As lendas dizem que a planta nascia da semente do sêmen de um enforcado quando adentrava na terra. Para colher a mandrágora, era necessário levar um cachorro preto amarrado na corda que iria puxar a mandrágora em uma noite de lua cheia, ao contrário, se uma pessoa puxasse a planta sem os cuidados requisitados, a raiz gritaria muito alto, matando a pessoa e condenando-a para o inferno.

Depois de colher a raiz, ela seria usada para anestesias em cirurgias do tempo antigo, retardamentos de delírios, excitação etc. As raízes também eram usadas como amuletos, para trazer boa sorte ou curar esterilidade e impotência sexual masculina. As Mandrágoras servem de ingredientes de poções medicinais, principalmente na cura contra petrificação. Podem ser também associadas com o Golem, homúnculos, (homem germinado da terra).es saibam um pouco mais sobre você.

Mandrágoras

Feito por colaboradores do Rpg Corujal/ Não copie, Invente, Inove. / Corujal.forumeiros@hotmail.com / © All Rights Reserved Corujal 2.0

bottom of page